Dermatite de Contato Alérgica

Dermatite de Contato Alérgica

A dermatite de contato é uma reação que ocorre depois que a pele fica em contato com certas substâncias. Cerca de até 80% dessas reações são determinadas por irritantes (ex: "dermatite das donas de casa") e 20% são reações alérgicas. Quando a pele fica em contato com uma substância alergênica, a reação não é imediata, mas geralmente se inicia após 1-3 dias e dura uma semana ou mais. A pele fica avermelhada, inflamada e coça, frequentemente apresentando vesículas. A reação é usualmente mais intensa no local da exposição mas pode ocorrer em outros locais. Não há disseminação das lesões pela coçadura nem pelo líquido das vesículas.

Em quem ela aparece?
Apesar de que os fatores genéticos desempenham seu papel, não há como predizer quem desenvolverá uma dermatite de contato por alergia. De cada 10 pessoas, 7 desenvolveriam uma dermatite de contato se expostas maciçamente à trepadeira chamada hera venenosa ("poison ivy"), ao "poison oak" (um tipo de arbusto), ou "poison sumac" (esses três arbustos são denominados em português: sumagre ou rus). Se há um contato rápido com esses arbustos, 5 em cada 10 pessoas apresentará uma reação. Os adultos são mais afetados pela alergia de contato que as crianças e os idosos.

Que Substâncias Comumente Causam a Alergia de Contato?
A hera venenosa, que pertence à mesma família vegetal que o "poison oak" e o "poison sumac", é uma causa importante. A hera venenosa geralmente cresce no solo mas pode crescer como uma trepadeira em árvores. Uma resina oleosa chamada urushiol causa a reação. Essa resina pode permanecer em objetos ou nas roupas, causando reações quando o contato só ocorre posteriormente.

Outras plantas ou metais, cosméticos ou mesmo medicações podem causar uma reação. Quase 3.000 agentes químicos conhecidos são capazes de induzir uma alergia de contato. Uma pessoa pode desenvolver uma alergia a uma substância química após anos de contato.

Que Metais podem Causar Dermatite de Contato?
O níquel, o cromo e o mercúrio são os metais que mais comumente causam dermatite de contato.

O níquel é encontrado em bijuterias, fivelas de cintos e relógios de pulso, assim como em zíperes, colchetes e ganchos em roupas e bolsas. Como a maioria dos metais comerciais como o cromo contêm níquel, é provável que os objetos cromados também causem reações cutâneas nos pacientes sensíveis ao níquel.

As soluções para lentes de contato contendo mercúrio podem igualmente causar problemas para alguns pacientes sensíveis. As pessoas sensíveis ao mercúrio devem checar a bula do preparado antes de usar a solução. Várias soluções para lentes de contato que não contêm mercúrio podem ser encontradas nos revendedores.

Repetindo, o melhor tratamento é evitar esses metais. O aço inoxidável cirúrgico e o ouro de 14 quilates são as alternativas recomendadas ao níquel. Eles contêm baixos níveis de níquel; o ouro de 18 quilates contém pouco ou nenhum níquel.

Que Cosméticos Causam Reações Alérgicas?
Os cosméticos, desde os corantes para cabelos até os esmaltes de unha, podem causar dermatite de contato alérgica. As tinturas permanentes de cabelo contendo parafenilenodiamina são as que mais frequentemente causam problemas. Os corantes utilizados em roupas também podem ser irritantes. Outros produtos a serem citados incluem perfumes, sombras para os olhos, esmaltes de unhas, batons e filtros solares.

Existem produtos hipoalergênicos para esses cosméticos, que não contêm os perfumes e corantes que causam alergia, sendo relativamente fáceis de serem encontrados.

Que Tipo de Medicação Pode Causar a Dermatite de Contato Alérgica?
A causa mais comum de dermatite de contato por medicação é a neomicina, achada em cremes com antibiótico. A penicilina, as sulfas e os anestésicos locais (p.ex., novocaína e paraben) são outras causas possíveis. Membros da equipe de saúde, especialmente médicos e dentistas, estão sob maior risco devido à sua constante exposição a essas medicações.

Seu alergista pode recomendar a medicação, creme ou loção apropriados para combater a dermatite de contato alérgica causada por reação adversa a medicamentos. Seu médico pode prescrever uma medicação alternativa num esforço para prevenir mais reações alérgicas.

Qual o Tratamento para a Alergia de Contato Alérgica?
- Lave bem a pele com água e sabão o quanto antes, após uma exposição.
- Lave as roupas e todos os objetos que tocaram nas resinas das plantas e evite a reexposição.
- Tome comprimidos de anti-histamínicos, que podem ajudar a diminuir a coceira. A dermatite de contato alérgica não deixa cicatrizes, a menos que a coçadura leve a uma infecção bacteriana secundária.
- Use compressas úmidas frias (30 ml de vinagre para 500 ml de água) para aliviar a inflamação se as vesículas estão rompidas.
- Aplique loção de calamina, que ajuda a acalmar a coceira e atua como um agente secante.
- Para as reações intensas, use o tratamento mais eficaz, os corticoides. Os cremes com corticoides mais fracos podem ser utilizados nas reações leves, enquanto que os que levam corticoides mais fortes devem ser usados nas reações moderadas. As reações graves frequentemente exigem corticoides por via oral.

CLIQUE AQUI para conferir os melhores produtos contra a maioria das alergias.
fonte: Alergia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário