Alergia – O que fazer para combatê-la

Alergia – O que fazer para combatê-la

Estamos prestes a ingressar na Primavera e normalmente nesta época do ano as pessoas sofrem mais de alergias diversas…

E como podemos combater ou pelo menos aliviar os sintomas deste problema?

Alguns médicos acreditam que uma entre seis pessoas no mundo tenha algum tipo de alergia. Outros argumentam que este número é excessivamente elevado. Uma das razões do desacordo está na dificuldade em distinguir entre uma verdadeira alergia, uma reação de sensibilidade e uma reação de intolerância.

Ao contrário da verdadeira alergia, a reação de sensibilidade depende da quantidade da substância com a qual se entra em contato.

A reação de intolerância também é diferente – uma reação adversa que pode ter implicações psicológicas e que é característica de uma determinada pessoa. Certo tipo de queijo pode causar mal estar, mas outros queijos não. Nesse caso é quase certo que não existe alergia a queijo, mas apenas uma intolerância.

A controvérsia aprofunda-se quando certas situações, como depressão, insônia, hiperatividade e incapacidade de concentração, são atribuídas a mecanismos alérgicos, o que de fato é muito raro.

Neste caso, tente descobrir um padrão nos seus sintomas. Espirrar enquanto limpa a casa pode significar alergia a pó, ao passo que uma reação alérgica pode revelar-se sob a forma de erupção cutânea no pescoço ou nos pulsos.

Aprenda a lidar melhor com o estresse e a ansiedade, pois eles aumentam a freqüência e a gravidade das reações alérgicas.

Tente melhorar o seu estado geral. A boa alimentação com uma dieta equilibrada, repouso e relaxamento adequado serão benéficos.

Não presuma, sem primeiro consultar um médico, que os sintomas são causados por uma alergia, pois podem indicar outro tipo de doença.

Os terapeutas das medicinas alternativas podem ser bem sucedidos na identificação dos alérgenos. No entanto, evite os que se declaram capazes de fazer o diagnóstico pelo correio. Aconselhe-se junto ao seu médico antes de iniciar qualquer dieta de eliminação.

Alérgenos mais comuns: pólen, poeira doméstica, pelos de animais, alimentos, como chocolates, ovos e queijos.

Se você é alérgico, comer, inspirar ou simplesmente tocar quantidades ainda que minúsculas de um alérgeno faz com que o corpo se defenda, liberando proteínas especificas, chamadas anticorpos, preparadas para neutralizar os alérgenos.

A batalha travada entre os anticorpos e os alérgenos leva as células circundantes a liberarem substâncias químicas, como a histamina, que são as verdadeiras responsáveis pelos sintomas alérgicos locais. Os médicos utilizam medicamentos chamados anti-histamínicos para controlar esses sintomas desagradáveis.

Resumindo: Se você é alérgico (ou não) procure cuidar-se para que tenha sempre hábitos saudáveis. Relaxe ou procure um terapeuta ou professor de artes orientais que possa passar técnicas para que você possa adquirir este bom hábito.
E viva a vida… E viva feliz!!!

CLIQUE AQUI e veja os mais diversos produtos para combater a alergia.
fonte: Indika Bem

Um comentário:

  1. Curta nossa fanpage https://www.facebook.com/allergocenterBR

    ResponderExcluir